quinta-feira, julho 31, 2008

Graças a Clarice

Precisava de um movimento único, exato e libertador. E então conseguiria se desvencilhar daqueles sentimentos conturbados para atingir a paz. Se debatia em medo, se contorcia confortavelmente, esquecia do mundo e dos outros em troca de uma coisa que não sabia enumerar. Vez ou outra, aparecia um pouco de coerência diante do seu riso e eram desses momentos que sorria.

"Mas Ulisses, entrando cada vez mais plenamente em sua vida, ela, ao se sentir protegida por ele, passara a ter receio de perder a proteção. Embora ela mesma não soubesse ao certo que idéia fazia de "ser protegida": teria por acaso, o desejo infantil de ter tudo mas sem a ansiedade de dever dar algo em troca? proteção seria presença? se fosse protegida por Ulisses ainda mais do que era, ambicionaria logo o máximo: ser protegida a ponto de não recear ser livre: pois de suas fugas de liberdade teria sempre para onde voltar."

Sabia de certo o que queria quando fugia. Embora continuasse a fuga.

" - não poderei ir, Ulisses, não estou bem.
Houve uma pausa. Ele finalmente perguntou:
- é fisicamente que você não está bem?
Ela respondeu que não tinha nada físico. Então ele disse:
- Lóri - e de repente pareceu grave embora falasse tranquilo - Lóri: uma das coisas que aprendi é que se deve viver apesar de. Apesar de, se deve comer. Apesar de, se deve amar. Apesar de, se deve morrer. Inclusive muitas vezes é o próprio apesar de que nos empurrra para frente. Foi o apesar de que me de uma angúistia que insatisfeita foi a criadora de minha própria vida. Foi apesar de que parei na rua e fiquei olhando para você enquanto você esperava um táxi. E desde logo desejando você, esse teu corpo que nem sequer é bonito, mas é o corpo que eu quero. Mas quero inteira, com a alma também. Por isso não faz mal que não venha, esperarei pelo tempo que for preciso".


Trechos de Clarice, o meu presente depois da briga com o médico. Porque eu vou jogar uma bomba em todos os hospitais do planeta. Muito bom, agora eu sou uma peneira e ninguém fala nada. Injeção na mão deve ser tipo injeção na testa, ridículo.