sexta-feira, fevereiro 15, 2008

PENSAR, NÃO

"Em luta, meu ser se parte em dois. Um que foge, outro que aceita. O que aceita diz: não. Eu não quero pensar no que virá: quero pensar no que é. Agora. No que está sendo. Pensar no que ainda não veio é fugir, buscar apoio em coisas externas a mim, de cuja consistência não posso duvidar porque não a conheço. Pensar no que está sendo, ou antes, não, não pensar, mas enfrentar e penetrar no que está sendo é coragem. Pensar é ainda fuga: aprender subjetivamente a realidade de maneira a não assustar. Entrar nela significa viver." Caio Fernando Abreu


Quando eu me parti em duas na porta dessa situação. Deixei a que ia pensar esperando e fui com a que diz não. Caminho então, sem pensar, vez ou outro ouço o chamado na porta. Já cheguei a ouvi-la. Até quis realmente trocar quem caminha comigo por aquela que pensa. Mas, no fim, as duas sou eu. E dentro do não o pensamento em aceitar e ter coragem. E na que pensa a porta, o pensar é o meu não. Por tudo que pode ser. Ou por nada. Não sei quais são as cartas que guardo. Nem onde espalhei as minhas cinquenta e duas cartas para enfrentar a vida. Os meus amigos vão ao lado. Enquanto eu sigo, no meio, sozinha. às vezes não e às vezes pensando. Mas, todas as vezes, são vezes que eu queria te emprestar coragem e deixar a vida simples.